Contradizendo o que muitos pensam, as portas não são fáceis de escolher. Elas são importantes peças na decoração de um ambiente. Ao construir ou reformar, as portas devem ser escolhidas com planejamento, afinal, elas não são apenas responsáveis pela divisão dos ambientes, mas também pela segurança da casa.
Sabemos que existem diversas opções de portas no mercado, o que pode dificultar na hora de decidir qual a melhor escolha para cada ambiente. A porta balcão entra como uma opção versátil, muito utilizada em locais que tem fácil acesso à varandas e sacadas.
Quer saber mais sobre a porta balcão? Continue lendo para conhecer esse modelo de porta e seus tipos de abertura.
IMAGEM – Porta Balcão: +47 Modelos e Dicas de Como Escolher e Usar no Décor
Entendendo a porta balcão
Podemos dizer que o modelo mais tradicional do mercado é a porta balcão de madeira. Ela é basicamente composta pelas chamadas “folhas”, em que duas folhas são fixas e as outras duas são folhas móveis. Se tratando da porta balcão de madeira, sua confecção é normalmente feita de madeira maciça no lado voltado para a área externa e o outro lado, virado para a área interna, é feito de vidro.
A porta é construída dessa forma porque a madeira aguenta fatores climáticos, sendo segura e resistente contra a ação do vento, chuva e sol. Já a parte de vidro fica por dentro para permitir a entrada de luminosidade, dessa forma, mesmo com a porta estando fechada, ainda é possível manter a integração entre os espaços.
Outro ponto positivo é o fato de conseguir controlar qual a quantidade de luz ou a visualização dos ambientes, já que esse tipo de porta é composta por partes independentes. Além disso, as “folhas” de madeira da porta, geralmente feitas de madeira inteiriça, podem ser trabalhadas e customizadas. Para a parte de vidro também existe a opção de personalizar e fazer texturas, mas, se você prefere algo mais básico e econômico, pode optar pela aplicação do vidro inteiro.
Quais são os tipos de aberturas?
Existem alguns modelos de portas que possuem mais de um sistema de abertura, esse é o caso da porta balcão. Com 3 possibilidades diferentes de abertura, cada um indicado para um ambiente específico, é possível otimizar os espaços e trazer mais elegância para o local.
Correr
Considerado o tipo mais tradicional de abertura para as portas balcão, ele é composto pelo batente, onde ficam fixadas as “folhas”. As duas folhas fixas e as duas folhas móveis vão permitir o acesso entre os ambientes.
Nesse modelo de porta balcão também existe a opção de conter apenas uma folha fixa e uma folha móvel. Para quem tem pouco espaço, mas precisa de integração e visualização entre os ambientes, essa pode ser uma ótima escolha.
IMAGEM – Porta Balcão: +47 Modelos e Dicas de Como Escolher e Usar no Décor
Dobradiça
Nesse sistema de abertura há duas portas convencionais, elas são partes independentes, mas se “encontram” ao serem fechadas, promovendo mais segurança. Por não conter partes fixas, esse modelo garante mais aproximação entre os espaços, permitindo maior movimentação dos moradores de um ambiente para outro.
As portas balcão com dobradiças são normalmente utilizadas em locais maiores, já que possibilitam a abertura das “folhas” sem dificuldade alguma. No entanto, se a peça for confeccionada em madeira maciça, será preciso ter um cuidado maior com as dobradiças, já que elas podem ceder comtempo, por conta do peso da porta. Nesse caso, é recomendado dobradiças de ferro ou de aço.
IMAGEM – Aberturas em Madeira e PVC
Sanfonada
Se você não possui muito espaço para as portas com dobradiças, mas deseja que os ambientes fiquem conectados, a porta balcão sanfonada é uma ótima opção. Sua estrutura une a porta com dobradiças e a porta de correr, contando com 4 “folhas” móveis que são interligadas em duplas que se abrem em conjunto.
Esse tipo de abertura não ocupa muito espaço, já que quando são abertas, utilizam metade do espaço ocupado pela porta. É muito comum encontrá-las em sacadas maiores. Além disso, ela ainda permite que você controle o fluxo de pessoas de um ambiente para outro, sem ter que deixá-la totalmente aberta. Dessa forma, é possível adaptar seu uso de acordo com diferentes possibilidades.
IMAGEM – Six Folding Doors & Frame Kit – Pattern 10 Oak 1 Pane 3+3 – Clear Glass – Unfinished
E o material?
Há algumas opções de materiais no mercado em que a porta balcão pode ser confeccionada. Entre eles está o alumínio e o pvc, mas, o mais comum e tradicional é a madeira. Isso porque esse modelo de porta é geralmente usado em ambientes externos, que necessitam de mais proteção. Portanto, o material precisar ser de qualidade, para garantir segurança à casa toda.
Nesse caso, a porta balcão de madeira se torna a melhor opção, sendo resistente a chuvas, sol, ventos fortes e da ação de invasores. Outro fator que faz com que a madeira se destaque dos demais materiais é sua ação bloqueadora de luz externa e da visualização de outros locais. Uma ótima opção para quem deseja mais privacidade.
Se você ainda ficou na dúvida sobre a escolha dos materiais, em nosso artigo Porta Balcão: madeira ou alumínio, esclarecemos os pontos fortes de cada um deles, não deixe de conferir!
Agora que você já conhece mais sobre a porta balcão
Amadas por quem não possui muito espaço, as portas balcão devem ser pensadas como importantes itens de decoração. É possível aplicá-las em diversos ambientes e ainda fazer a integração entre eles, transmitindo a sensação de amplitude e continuidade entre os espaços.
Veja nossa Linha Madeira e Linha Alumínio para conferir modelos exclusivos de porta balcão. Todos eles estão disponíveis na loja virtual da DC Casa e Construção.