Pesquisar
Close this search box.
4 - Fachada de vidro. Você conhece o Structural Glazing

Fachada de Vidro. Você Conhece o structural glazing?

O structural glazing é um sistema em que o vidro é colado com silicone estrutural nos perfis dos quadros de alumínio do sistema de fachada, ficando a estrutura oculta, na face interna. {...}

Por Luís Viesti

O structural glazing é um sistema em que o vidro é colado com silicone estrutural nos perfis dos quadros de alumínio do sistema de fachada, ficando a estrutura oculta, na face interna. O selante se torna elemento estrutural, aderindo aos suportes e transferindo à estrutura metálica as cargas aplicadas sobre a fachada. Também assegura estanqueidade, e sua elasticidade permite a dilatação e a contração do vidro, sem consequências negativas.

Com a aplicação do structural glazing, as fachadas tornam-se transparentes, com o vidro como o elemento definidor da estética.

A técnica Structural Glazing, ou vidros externos colados, como é definido na Europa – é uma tecnologia inovadora da Europa dos anos 1970, que visa deixar as fachadas dos edifícios mais leves e limpas, retirando de vista as estruturas externas de alumínio.

Oferece também melhor desempenho térmico e acústico, entretanto, por tratar-se de uma fixação química dos painéis, sejam estes de vidro ou de acm, exige muito mais rigor e cuidado na sua execução, do que se fosse uma fixação mecânica do tipo pele de vidro tradicional.

Nem todos os selantes de silicone são adequados a esta aplicação. Selantes de silicone específicos foram desenvolvidos para atender as necessidades do structural glazing.

Vantagens

Podemos mencionar algumas vantagens do selante, tais como:

– Adesão química do selante sobre ampla gama de substratos
– resistência a intempéries e UV, incidência de radiação ultravioleta
– facilidade de aplicação
– altas propriedades e resistência mecânica
– altar performances em caso de quebras térmicas dos painéis de vidro e absorção
– absorção de efeitos em tremores

Cuidados na aplicação

Para que a aplicação do selante de silicone seja perfeita, precisamos que as condições de colagem sejam ideais, como:

– área apropriada para colagem
– condições climáticas
– espaço físico
– acondicionamento

Vistorias são realizadas antes do início da colagem para comprovar que o produto está perfeitamente em conformidade com as especificações.

Parte de uma colagem estrutural em vidro (em que a integridade do sistema depende da aderência adequada do selante estrutural ao acabamento), tanto quanto o acabamento de anodização e/ou pintura podem ter muitas variações e cada etapa deve ser avaliada quanto ao efeito da aderência do selante estrutural.

Alguns tipos de acabamento podem exigir o uso de produtos de aderência especificados pelo fabricante do selante para promover a aderência adequada do selante estrutural na superfície.

Espaçadores são aplicados na superfície onde receberão o selante. Este espaçador não deve permitir a aderência do selante e deve se aderente no mínimo em uma das faces de apoio. Calços devem ser instalados pontualmente na base dos painéis, para evitar que o selante trabalhe em cisalhamento (deformação ou fratura) permanente. Deve-se evitar o contato metálico do vidro com o calco da base, com uma guarnição de EPDM ou outros produtos equivalentes.

Fonte: AFEAL  –  www.afeal.com.br