IMAGEM – https://elements.envato.com/pt-br/living-room-with-open-sliding-door-and-sofa-on-bac-FD8CKHN

Muitas pessoas acreditam que as portas não são elementos importantes na decoração de um imóvel e acabam escolhendo de qualquer jeito, sem se planejar. No entanto, é preciso ser criterioso na escolha das portas e priorizar peças que unem durabilidade, praticidade, beleza e funcionalidade.
Outro ponto que deve ser levado em consideração são os ambientes, afinal, para cada um existe o modelo ideal. Está em dúvida em qual porta escolher? Qual é o melhor tamanho? Quais são os tipos de materiais?
Fique tranquilo, preparamos esse artigo com algumas dicas que vão te ajudar a escolher o modelo ideal! Continue lendo para mais informações.
Quais elementos tem uma porta?
No geral, as portas são compostas pelas “folhas”, a guarnição, maçaneta e os batentes. Muitos não sabem do que se trata as chamadas “folhas” e pensam que esse elemento é a própria porta. Na verdade, elas são como chapas, que fazem a vedação da parede, acionada quando a porta é fechada.
Normalmente, os batentes são de metal ou madeira, para permitir a fixação das “folhas”. A função da guarnição é de esconder o rejuntamento, além disso, também contribui para dar acabamento e cobrir as imperfeições naturais entre a parede e a porta. Já a maçaneta é responsável pela abertura e o trancamento. Portanto, o trinco, as dobradiças e a maçaneta asseguram que a porta funcione corretamente.
Saiba os tipos de abertura de porta
Conhecer os tipos de abertura é fundamental para acertar na escolha da porta. Existem alguns modelos disponíveis no mercado. Confira quais são eles para evitar problemas na hora de comprar:
- De correr: Pode se dizer que as portas de correr são as preferidas de quem preza por praticidade e tem pouco espaço. Isso porquê elas são excelentes para a divisão de ambientes muito próximos, e ao mesmo tempo, otimizam espaço. No entanto, se você deseja mais privacidade, as portas de correr podem não ser uma boa opção, já que elas não possuem um bom desempenho na questão acústica e térmica.
IMAGEM – https://www.pexels.com/pt-br/foto/apartamento-cama-leito-quarto-6934232/

- De abrir: Considerado o modelo mais tradicional do mercado, a porta de abrir funciona por meio de suas dobradiças e proporciona um bom isolamento térmico e acústico, graças ao seu sistema eficaz de vedação.
IMAGEM – https://unsplash.com/photos/Blo_g1hnp3A

- Pivotante: Muito parecida com a porta tradicional, a porta pivotante possui os “pivôs” ao invés das dobradiças convencionais. Seu diferencial é o giro no próprio eixo, além de ser um símbolo de sofisticação e elegância. No entanto, não é tão forte no quesito vedação.
IMAGEM – https://elements.envato.com/pt-br/architectural-house-exterior-door-4PK5VL6 (fechada)
https://elements.envato.com/pt-br/architectural-house-exterior-door-5X9DUPV (aberta)


O que levar em consideração na hora de escolher a porta ideal?
Além de saber os elementos que compõem uma porta e as opções de abertura disponíveis, também é importante prestar atenção no tamanho, ambiente e nos tipos de materiais. Leia até o final para conferir mais dicas.
Tamanho
A medida das portas tradicionais pode variar entre 72 até 82 cm de largura e de 2 a 2,15 metros de altura. Ressaltamos que isso é apenas uma base. Essas medidas podem ser diferentes dependendo do tipo de ambiente e podem sofrer alterações caso existam cadeirantes entre os moradores.
Por isso, identifique em seu projeto de decoração qual será o tamanho ideal. Caso as medidas fujam do padrão, é possível encomendar com tamanho desejado.
Ambiente
Por acharem que as portas não são tão importantes na decoração, é comum que escolha da peça seja a última etapa feita. No entanto, essa decisão pode não dar tão certo assim, afinal, as portas devem ser escolhidas com base no ambiente em que serão colocadas.
Para a entrada, por exemplo, é recomendado optar por portas que são mais resistentes e seguras. As de madeira se encaixam nesse quesito, já que aguentam sol, vento e chuva. Além disso, o material combina com os mais diferentes estilos de decoração.
Para os ambientes internos, como cozinha e lavanderia, a porta de alumínio pode ser uma ótima opção. O alumínio é leve, prático e bem versátil. Vale ressaltar que o material além de ser muito simples de limpar, também é reciclável.
Material
É possível encontrar portas de diferentes tipos de materiais no mercado. Dentre as opções mais comuns, estão as portas de alumínio, madeira, aço e PVC. Separamos as vantagens de cada um desses materiais. Veja:
- Alumínio: Modernas e práticas, as portas de alumínio não enferrujam e possuem manutenção simples.
- Madeira: A madeira é com certeza o material mais tradicional do mercado, além de esbanjar beleza e elegância.
- Aço: As portas de aço se diferenciam das demais por serem um pouquinho mais caras. No entanto, valem o investimento por serem duráveis e resistentes.
- PVC: O PVC é um material menos sofisticado, ideal para aqueles que querem uma peça versátil e durável com um ótimo custo-benefício.
Gostou das dicas? Acompanhe o blog da DC Casa e Construção e fique por dentro das novidades!